NOSSAS CONSULTAS

Como será a minha primeira sessão de terapia?

Psychological consultation

Muitas pessoas ficam com dúvidas sobre como se desenvolve uma sessão de terapia.

E, por esta razão, entendo que ao trazer algum esclarecimento sobre está dúvida, muitas pessoas poderão ser beneficiadas. Assim, vou explicar de forma sintética como nossas sessões vão se realizar.

Nosso trabalho terapêutico se baseia em modelos comportamentais, que por sua vez, seguem padrões e protocolos já definidos. No entanto, é preciso lembrar que terapeutas de uma mesma linha ao receberem treinamentos específicos, possam atuar de diferentes formas, mas sempre, com resultados muito positivos. Entretanto, algumas etapas devem estar presentes quando nos referimos a uma primeira sessão. Vejamos algumas delas:

Apresentação

Primeiramente vou me apresentar, e seguirei com algumas perguntas gerais sobre você, por exemplo, dados pessoais, o que você faz para viver e onde mora, entre outas informações. Este primeiro diálogo nos ajudará na criação de ambiente agradável e acolhedor para que vocês se sinta à vontade o suficiente para falar de suas questões. Manterei uma comunicação clara, de maneira que cada assunto tratado seja entendido por você.


Acolhimento

Nesta etapa você será motivado a falar sobre o estado atual para que possa ter uma ideia geral sobre a questão que o trouxe à consulta. Assim, você será acolhido (a) com respeito, amparado em suas dores e angustias que se expressam através de sua queixa.


Desenvolvimento

Agora, algumas perguntas seguirão procurando um leve aprofundamento de sua (s) questão (ões), por exemplo: se você se recorda como e quando surgiu o problema, com que frequência eles ocorrem, que emoções lhe seguem, como reagiu diante destas a experiência, etc. Durante este tempo, estarei mantendo plena atenção e interesse no que diz, incentivando ajudando-o (a) a falar ainda mais sobre o que o (a) preocupa, e o (a) faz sofrer

A partir daí estas respostas serão organizadas de moda que possa criar as primeiras análises sobre o caso. Também, estará à sua disposição para responder possíveis dúvidas sobre o que foi conversado.


Final

Neste ponto, poderei sintetizar o que foi conversado, e explicando-lhe seu plano de tratamento, assim como sobre algumas técnicas que serão executadas nas sessões.

Ao final, irei lembra-lo que a terapia é um trabalho em conjunto, e que poderei lhe solicitar alguma tarefa semanal para que você aproveitar ao máximo seu tratamento.

Finalizando, é importante lembrar que, embora eu esteja a todo momento o encorajando a falar abertamente sobre qualquer problema que esteja vivenciando, eu ele jamais o pressionarei para ir além de suas possibilidades de lidar com suas dores.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre este primeiro encontro clique aqui deixe sua pergunta, que irei responde-la com muita atenção.

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close